O velho maclinux tinha uma fazenda

Fuçando no seu Macintosh. Linux, BSD, Hardware, Gambiarra, Metareciclagem

Google

Friday, July 18, 2008

Mac Intel

Comprei um Laptop da Apple, um Macbook branco, Core 2 Duo, com 2Gb de ram e HD 160Gb.
A maquineta é duca e já vem com o sistema dos caras e mais um pacote de programas bacanas, da série iLife da Apple.

Lógico que eu já fui vendo como a coisa ficaria com o BootCamp, Windows + Mac OS X e descobri algo importante: a mesma máquina fica com um desempenho muito inferior com o Windows XP. Coisa que qualquer um imagina, mas que vale à pena fazer o teste para ver se não é implicância!

Instalei o XP (uma baba), vi como ficava e depois deletei. E menos de uma hora!

Tudo no SO da Apple é muito simples. A questão é quando você precisa de uma coisa diferente!

A máquina faz tudo automático, mas tem umas coisas que são chatas, tipo o Sleep constante, o fato de você não conseguir deixar o Laptop funcionando com a tampa fechada, etc... Nada que alguns softwares de terceiros não resolvam.

Minha próxima aventura vai ser instalar um Pinguim para ver como fica a maquineta. Por hora, estou instalando alguns pacotes do Darwin via Mac Ports (o Darwin é o Unix do Mac, a base do Mac OS X - filho direto do BSD). Alguma coisa de LInux dá para rodar no velho esquema de compilar os fontes... Mas ainda não tive tempo para muita ousadia.

Vale recomendar umas ferramentas de Warchalking: Kismac, iStumbler, Mac Daddy e Nmap.

Essa rapaziada já me ajudou a descobrir algumas coisas nas minhas viagens por aí.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home